Caminhando no Carrasco com Buchudo

Seu Buchudo no Carrasco, Bom Jesus, 2017. Foto: Raphael Cruz

Percorri a mata de carrasco com Seu Buchudo, ele à frente mostrando-me o caminho.

Os galhos dessa mata estavam impregnados de memórias sobre os seus velhos, sobre os donos de terra, sobre campos de futebol e seus times que não existem mais.

Foi quando me pus a caminhar com Buchudo e outros moradores do lugar, que compreendi que a caminhada faz parte da relação deles com o território de Ilha Grane, faz parte da vida vivida no Litoral do Piauí.

O trabalho de campo para minha pesquisa de doutorado funcionou, em parte, como um trabalho de corpo.

A maneira que encontrei de ouvir e anotar certos pensamentos dos moradores era estando com eles por onde costumam andar. E isso implicou o deslocamento do meu corpo e do meu ponto de vista, resultando num texto construído pelas mãos, mas através dos pés, porque assim demandava uma pesquisa entre pessoas que tanto andam, entram e saem de matas, mangues e praias.

Comentários

Postagens mais visitadas